ESCALA DE MILÃO

Soraya Brixi conta na primeira ediçao da sua coluna as novidades da edição deste ano do Salão Internacional do Móvel.

Publicado em: 26/02/2014
“A casa é identidade e refúgio, memória e futuro; é solidão, família, comunidade; é privado e público. É intimidade, afeto, desejo, paixão e obsessão, dia, noite, ritmo, espaço.” Com esse tema o Salão Internacional do Móvel de Milão prepara a sua 53ª edição, que em 2014 acontece na semana de 8 a 13 de abril e que foi apresentada no Salão das Cariátides, no Palácio Real de Milão.



Para refletir sobre o habitar contemporâneo, a proposta é buscar elementos dentro dos espaços habitados por aqueles que projetam e configuram as formas do cotidiano e das cidades. Dos arquitetos, estamos acostumados a ver as obras que foram concebidas para outras pessoas, para a vida dos outros. Mas onde os eles vivem? O que são e como são as suas casas? Seriam elas um reflexo preciso da sua concepção poética, a experimentação absoluta ou algo mais?
"Onde vivem os arquitetos " é o título da  exposição, inspirada nos diferentes conceitos que caracterizam o espaço doméstico de alguns dos  protagonistas da arquitetura contemporânea: Shigeru Ban, Mario Bellini, David Chipperfield, Massimiliano Fuksas e Doriana, Zaha Hadid, Daniel Libeskind, Bijoy Jain / Studio Mumbai e também do  brasileiro Márcio Kogan.



Oito arquitetos que abriram as suas portas para mostrar o que significa projetar uma casa com liberdade para experimentar visões e linguagens inéditas, para o cliente mais difícil: eles mesmos. Um processo interessante de ser testemunhado e compartilhado.
Assim, as residências e interiores habitados por renomados arquitetos contemporâneos de diferentes continentes, Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, tornam-se a expressão de uma visão e de uma poética arquitetônica que exemplifica a cultura do habitar de hoje.


Doriana e Massimiliano Fuksas


Daniel Libeskind

A exposição tem curadoria de Francesca Molteni em parceria com o arquiteto e cenógrafo David Pizzigoni, que há anos pesquisa sobre o espaço de representação e colabora com os principais teatros e casas de ópera internacionais.  Juntos idealizaram um projeto onde, através de peças de mobiliário,  reconstruções ao vivo e materiais multimídia (entrevistas, áudios, imagens e depoimentos de vários tipos) será possível penetrar nos seus "quartos", nos seus espaços privados, participando de uma reflexão que varia da instância privada para uma visão mais geral de vida contemporânea, e a partir de uma casa para a dimensão da cidade.


Mário Bellini e Bijoy Jain / Imagens: divulgação cosmit.it

Bijoy Jain, arquiteto indiano, do Studio Mumbai, ilustra assim, sua idéia de casa: “para ser um bom arquiteto é preciso querer bem às pessoas, e se cercar de pessoas que te querem bem”.
Segundo Claudio Luti, presidente da Cosmit (Comitato Organizzatore del Salone del Mobile Italiano), “o objetivo da exposição é explorar a cultura de hoje, conhecer aqueles que estão mudando a cara de nossas cidades, a configuração do cenário global e do imaginário coletivo, e sugerir novas formas de conceber ambientes domésticos em todas as latitudes.”
É esta uma das primeiras novidades do Salão Internacional, que visa reafirmar a centralidadade de Milão e sua característica única na oferta qualitativa do design a nível internacional.

Serviço
Salão Internacional do Móvel de Milão
Eurocucina/Salão do Banho/Salão Satélite
Fiera Milano, Rho Fiera
08 a 13/04/2014

COMENTÁRIOS

  • Beta - 10/03/2014 22h19
    Essa é a pessoa certa para nos dar informações! Muito bom Soraya!
  • Esther - 04/03/2014 17h12
    Adorei ! Vou conferir la c vc!!:)))

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.