UM TESOURO DE MOTO

Motocicleta customizada norte-americana encanta com seu estilo art déco.

Publicado em: 16/02/2014
O mundo do motociclismo, assim como o dos amantes de carros, adora encontrar tesouros inesperados, daquele tipo que permaneceu décadas escondido e, de repente, vem à tona, impressionando a todos com seu estilo vintage e inusitado. Recentemente foi descoberto mais um desses achados, uma Henderson 1930 customizada antes da Segunda Guerra Mundial por um cidadão chamado O. Ray Courtney.



O veículo chama atenção por sua robusta carenagem com claro estilo art déco, seguindo os traços do lendário designer automotivo Harley Earl, considerado o pai do design automotivo norte-americano e que fez seu nome desenhando os carros da General Motors em meados da década de 1930. O que chama mais a atenção nesse modelo é que a parte mecânica da potente máquina está escondida, uma contradição com que era feito na época. Até então, mesmo no auge do movimento art déco, a maioria das motocicletas era um triunfo da forma sobre a função, com aletas de arrefecimento, tambores de freio e molas de suspensão todos expostos.





A moto foi comprada pelo colecionador Frank Westfall of Syracuse e causou um burburinho quando apareceu, em 2010, no evento Rhinebeck Grand National Meet, uma feira de motos que acontece a poucas horas de Nova York. A marca Henderson teve sua origem em Chicago e foi uma das “Big Three” (como foi chamado o grupo dos maiores fabricantes de moto dos Estados Unidos), junto com a Harley-Davidson e a Indian, até a Grande Depressão de 1929. Dois anos depois, a empresa foi à falência, mas seu estilo foi seguido por outras marcas, como a Victory. 


COMENTÁRIOS

  • Edilson Lopes - 10/07/2016 21h29
    oi. boa noite. gostaria de saber o preço dessa moto linda preta e se ela vai a leilaõ ou a venda dela . achei ela muito linda de mais da conta obrigado .
  • Claudia Almeida - 07/08/2014 21h44
    Viajei muito de moto ( Harley Davidson delux e BMW GS 800 ) Mas esta... Surpreendeu!
  • Washington Luiz De Souza - 15/05/2014 08h45
    Muito surealista .... espero um dia desses quem sabe ter essa machine a minha vista.
  • Giovanni José Amorim - 21/02/2014 09h48
    simplesmente linda... sou aficionado mor motores e em especial motos.. fantástica.
  • Marciete - 20/02/2014 16h45
    Quando vi o design lembrei na hora da Victory!! Linda máquina

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.