O USO DAS CORES NO DECÓR

Em nova coluna, Angela Borsoi fala do uso de cores em cafés, hoteis,, ambientes hospitalares e até mesmo em cidades históricas.

Quarta, 29 de janeiro de 2014
Como o colorido bem usado na Decoração e na Arquitetura atraem o olhar e, inconscientemente, nos seduz trazendo vida ao local.


Espaço de Karim Rashid com Decoração Digital expressando sua criatividade nas paredes multicoloridas. E isto é possível hoje pela tecnologia avançada com o uso de 'Grandes Formatos' em alta definição.

A proposta deste Bistrô/Café foi a de tomá-lo inteiro por largas listras coloridas, deixando os espaços super coloridos e vivos, o que não é costumeiro na Polônia nem na maior parte do mundo... Pelo contrário! 



Na opinião de Anna Kobylka e Olga Sietnicka, responsáveis pelo projeto do bistrô CAFEIN, Polônia, "o comum é encontrarmos ambientes com paletas de cores simples, em sua maioria neutras: beges, marrons... Tudo muito elegante, prático e chato" (O que concordo plenamente!) 



A decoração para lá de colorida do empreendimento resulta de uma colaboração dos escritórios Kolorama e Bloogarden.

"Como o cliente queria um décor que se destacasse, que pudesse chamar atenção mesmo de quem estivesse do lado de fora do café", conta Olga,“e como ele estava de acordo com a ideia de 'brincar' com as cores, elaboramos um conceito ousado: misturamos cores pastel com tons florescentes e vibrantes", explica. Resultando num projeto muito legal.

Outro local colorido é o Hotel Scandic Grand Central, em Estocolmo/Suécia, que se estabeleceu em um edifício de 130 anos, porém com um projeto de design totalmente voltado para os jovens, elaborado pelo estúdio Koncept Stockholm. À primeira vista, o esquema de cores, que ressalta o azul e o cinza em tonalidades frias, pode até dar a impressão de um local mais clássico...


À primeira vista, o esquema de cores que ressalta o azul e o cinza em tonalidades frias pode até dar a impressão de um local mais clássico... 


Mas, ao andarmos pelos corredores e suítes, observamos detalhes repletos de cores fortes que alegram e iluminam os ambientes – seja nas luminárias, no piso ou nos estofados.


Alguns carpetes, especialmente projetados para o hotel, fazem uma 'brincadeira' nos corredores, reproduzindo bueiros da cidade...

Inspirados pelo teatro urbano, os designers do estúdio Koncept Stockholm criaram o que chamam de "um caso de amor entre o estilo palaciano e a vida agitada das ruas de Estocolmo".
Para ressaltar o ar de constante festa, eles se basearam em temas de canções, espalhadas em frases pelas paredes do hotel.
É essa música que também atrai visitantes – que podem usufruir das áreas comuns sem precisar se hospedar – para conhecer o restaurante do Scandic, assim como os espaços comunais sempre agitados, como o bar acústico que tem som ao vivo e DJs.



Já as paredes receberam impressões de figuras famosas em momentos de festa... Hoje, temos a Decoração Digital, que nos possibilita a renovação das paredes com impressões em Grandes Formatos, personalizando os ambientes, abusando da criatividade!!!

As cores e imagens trazidas para os Ambientes Hospitalares...
Desde setembro de 2009, a Deauville  Policlínica oferece um novo horizonte para seus pacientes e sua equipe: Tanguy de la Bourdonnaye, CEO da clínica trabalhou com Marc Jitiaux, designer de interiores e autor do projeto, e Bruno Macé, artista visual e fotógrafo, para proporcionar este espaço de cuidados com a saúde, colorido e voltado para o mundo exterior.
A idéia de cores e paisagens em ambientes de hospitais veio para Tanguy na sua busca pelo bem estar dos pacientes, que estariam mais em harmonia com os arredores de seus habitat quando ali, o idêntificasse rapidamente: "Quando você vai a uma clínica, a primeira idéia é sair o mais rápido possível. Ao invés de construir um local de saúde clássico, padronizado e frio, queríamos criar um lugar que respira vida, bem-estar ", disse Tanguy de la Bourdonnaye.
Então, em conjunto, Marc, designer de interiores e o fotógrafo, e Bruno decidiram decorar os ambientes do Deuaville com cores e fotos impressas em grandes formatos, para dar às pessoas a sensação de que estivessem olhando pelas janelas de suas casas!



"São as imagens de Bruno Macé que trazem com perfeição o mundo exterior para dentro do hospital, tornando o ambiente mais confortável", explica Bordonnaye.

Nas cidades, também as cores dão vida à antiga arquitetura, revitalizando através deste colorido, seu patrimônio histórico.


Rua da Aurora Recífe - uma aurora inconfundível.


Rua do bom Jesus, Recífe Antigo.


Olinda - Uma cidade de cores e amores.

Até a próxima!

COMENTÁRIOS

Ediana Pires De Barros e Sousa 12/02/2014 08h46

Sou acadêmica no curso de Design de Interiores da Faculdade Cambury, estou fascinada com a abordagem do assunto "O uso das cores no Décor" .Em meu TCC, abordarei justamente a importância das cores no design de interiores, porque na minha opinião a cor é a essência de uma decoração. Me cadastrei no site para estar recebendo notícias.Gostaria de saber como posso conseguir a revista Anual Design? Adorei, adorei!!!!!!!!!! Parabéns!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.