CASA PRÉ-FABRICADA

Escritório espanhol lança casas pré-fabricadas com arquitetura arrojada e design ousado.

Publicado em: 12/01/2014
Quem disse que casa pré-fabricada tem que ser sem graça, como que saída de uma grande linha de produção? O estúdio de arquitetura MYCC de Madri, formado por Carmina Casajuana, Beatriz G. Casares e Marcos González, veio para provar que é possível sim tirar partido da facilidade de uma construção pré-fabricada sem perder qualidade arquitetônica nem design.



A residência HK é um dos melhores exemplos. Construída em três meses e montada em apenas três dias em Cedeira, na Espanha, é uma casa de férias modular que aproveita ao máximo a bela vista da região, uma vez que está situada em uma encosta íngreme e cercada por fazendas. Essa paisagem campestre serviu de inspiração para a geometria da casa, que foi simplificada para remeter às formas básicas de uma residência.



O volume foi envolvido em dois materiais com o intuito de criar um diálogo com o meio ambiente. O telhado e as fachadas laterais foram cobertas com Viroc, uma mistura pré-fabricada de cimento e lascas de madeira, estas responsáveis pela cor acinzentada do material. Este cimento fibrocimento possui grande resistência apesar da sua leveza e, por isso, é fácil para ser transportado e requer pouca manutenção.



As outras fachadas da casa, as mais importantes, receberam o aço corten em um padrão que se assemelha ao da vegetação do lugar. O motivo da escolha deste material foi a tradição local de usá-lo, já que Cedeira é uma cidade que viva da pesca e o aço corten é usado na fabricação de cascos de barcos. Fora isso, a gradual e controlada oxidação proporciona charmes únicos a ele, que, com o passar do tempo, passa a integrar de maneira mais harmônica a paisagem local.



Como esta é uma casa de veraneio, os interiores são amplos e abertos para a vista, que se torna protagonista no projeto. Os seis módulos que formam a casa, de aproximadamente 6m de comprimento e 3 de largura (tamanho máximo para ser transportado por um trailer), foram organizados da seguinte forma: o primeiro contém o quarto, que pode ser divido em dois; o segundo, com o banheiro e a escada; o terceiro, a cozinha e os últimos três formam o living.







O segundo andar abriga um sótão virado para o mar e projetado para servir, quando necessário, como quarto de hóspede ou até mesmo um local para as crianças brincarem.

COMENTÁRIOS

  • João Pedro Sousa Leite - 23/04/2014 01h51
    Está disponivel para comercialização no Brasil,qual o valor do m²,em que tamanho pode ser construida?80m²? Aguardo retorno. Obrigado. JP
  • Marta Cunha - 26/01/2014 20h53
    gostaria de saber preço, e qual representante, adorei
  • Geni Cavenague - 26/01/2014 19h17
    Gostei, creio ser a solução para o campo. Mas quero saber o preço do metro quadrado e a disponibilidade para o Estado do Tocantins. Obrigada, aguardo resposta.
  • Paulo Lobo Da Rosa - 22/01/2014 00h11
    Achei muito interessante, mas gostaria de saber qual o valor do metro quadrado.
  • Marcio Carvalho - 18/01/2014 11h05
    gostaria de saber qual representante em bsb/df marcio
  • Miguel Mendes De Meeiros - 17/01/2014 11h41
    Gostaria de saber preço por metro quadrado e se já existe disponibilidade para construção imediata. Tenho interesse em construir em um condomínio de chácaras.
  • JUAN CARLOS PÉREZ MOURENTE - 16/01/2014 14h37
    Gostei do conceito, ser uma casa pré-fabricada, e mesmo assim, ter um design diferenciado. Sds,

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.