BRASIL NATURAL VIRA TEMA DE LIVRO

O fotógrafo Valdemir Cunha lança novo livro, que traz sete parques nacionais sob seu olhar apurado.

Quarta, 01 de janeiro de 2014
As belezas naturais brasileiras são fontes inesgotáveis de inspiração para artistas daqui do país e de fora – isso todos sabem. Poucos, no entanto, exploram com uma profundidade maior estes trabalhos artísticos. Ciente da importância de uma publicação que encante pelas imagens estarrecedoras da paisagem natural brasileira, e que instigue com textos informativos sobre a pluraridade cultural nacional escritos como uma literatura de viagem, o jornalista e fotógrafo Valdemir Cunha lançou o livro Beleza Natural, pela Editora Origem.





Cunha é especializado em cultura, povo e geografia brasileira e já publicou onze livros, entre eles Pantanal, O Último Éden (DBA, 2007), Serra da Mantiqueira (Editora Horizonte, 2012) e Viagem à Bahia de Jorge Amado (Editora Abril, 2012). Foram inúmeras viagens do fotógrafo para sete parques nacionais, como Chapada Diamantina (BA), Fernando de Noronha (PE), Foz do Iguaçu (PR), Cânions do Sul (RS), Lençóis Maranhenses (MA), Monte Roraima (RO) e Pantanal (MS e MT). Ele mostra através de suas fotos riquezas nacionais como as maiores cataratas do planeta, passando pela maior planície alagada e a maior floresta tropical, além de apresentar o único deserto rico em água do mundo.





Essas sete maravilhas captadas pelo apurado olhar do fotógrafo formam um amplo panorama da diversidade geográfica e cultural do Brasil. Reconhecido por sua fotografia de meio ambiente, natureza e viagens, Valdemir Cunha trabalhou durante seis anos na Editora Abril, como editor de fotografia das revistas Os Caminhos da Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de oitenta países, produzindo imagens para estas revistas e outros títulos da editora. De 2001 a 2009 foi editor executivo na Editora Peixes e coordenou o departamento de fotografia da empresa, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Os Caminhos da Terra.







O livro Brasil Natural é fruto do trabalho que desenvolveu nesta última publicação e segue a mesma proposta apresentada por ela, de que a preservação dos recursos naturais e a sabedoria do homem para conviver em harmonia com a natureza, são questões fundamentais para que futuras gerações também possam conhecê-los.

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.