ESPRESSO DE RUA SUSTENTÁVEL

Designers britânicos criam triciclo que, sem motor ou energia, produz deliciosos cafés.

Publicado em: 16/12/2013
Inspirados pelo 40° aniversário do livro Design for the Real World, de Victor Papanek, e combinando as paixões por café, ciclismo e sustentabilidade, os designers Amos Field Reid e Lasse Oiva criaram a inusitada Velopresso: um triciclo móvel que produz espressos utilizando praticamente apenas energia humana. A ideia, que tomou forma durante um projeto para a Royal College of London, foi aproveitar a energia das pedaladas para moer a quantidade necessária de um espresso duplo, enquanto um pequeno fogão, daqueles de acampamento, esquenta a água para uma máquina de café a vapor.





Perfeita para transitar nas ruas, feiras de negócios, eventos e parques, a Velopresso é uma celebração da fusão entre a força humana, prazeres sensoriais e tecnologia – velhas tecnologias combinadas com tecnologias de ponta em uma bike que valoriza o design e a engenharia. O resultado é uma máquina híbrida compacta, silenciosa e que emite baixa quantidade de carbono graças à falta de motor e de energia elétrica no sistema.



Seja para um barista independente ou para alguém que trabalha em empresa internacional, a criação britânica oferece oportunidades únicas de trabalho e de experiência. A mobilidade do veículo garante potencial máximo com custo operacional baixo e de alta qualidade, sem falar que os cafés saem sempre fresquinhos.  Fora isso, é um incentivo para que novas ideias de design social surjam, multiplicando a semente da sustentabilidade e fortalecendo a luta contra o desmatamento acelerado do planeta. E o design é um charme! Com balcão em inox, recebe elegantemente os clientes em qualquer lugar da cidade.




COMENTÁRIOS

  • José M.Couceiro - 30/12/2013 14h50
    Criatividade, praticidade e utilidade, com um lindo design. Excelente

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.