MAM DO RIO EXIBE TRABALHO DE ANTONIO MANUEL

O artista português ganha exposição até fevereiro.

Publicado em: 15/12/2013
O artista plástico, ilustrador e escultor português Antonio Manuel está na lista dos grandes nomes da arte com tom político. Ele, que veio ao Brasil ainda em 1953, com apenas seis anos, foi um dos maiores representantes das correntes de experimentalismo no país entre as décadas de 1960 e 1970. Contestador, Antonio Manuel discutiu através de suas obras a relação da arte contemporânea com os veículos de massa e até questionou os critérios utilizados para definir o que é uma obra de arte, quando, no lugar de pinturas e esculturas, expôs seu corpo nu como obra, no Salão de Arte Moderna, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM, em 1970.



Mesmo morando no Rio de Janeiro, só agora, após quase duas décadas sem expor na cidade, que o artista decidiu mostrar obras emblemáticas no MAM carioca. A exposição foi aberta no dia 13 de dezembro e fica até 16 de fevereiro de 2014. Um dos destaques do evento é a obra Ocupações/Descobrimentos, situada logo na entrada do museu: três grandes muros que chegam até 15m de extensão, foram pintados de diversas cores e receberam perfurações que permitem a interação do público. De acordo com Antonio Manuel, este trabalho dialoga com a arquitetura e discute a ideia de limite, paisagem e poética.





Se você quer conhecer mais a obra do artista português, não pode deixar de comprar o livro Eis o saldo: textos, depoimentos e entrevistas, da Coleção Fala do Artista, organizado por Guilherme Bueno e publicado pela Editora Funarte. A publicação reúne textos que conduzem ao universo de Antonio Manuel, mostrando a sua capacidade de transgredir e estabelecer a arte como processo político contra todas as formas de censura. Também aborda questões como a utilização do corpo pelas artes plásticas e abre espaço para a discussão sobre a arte contemporânea, seus atores e sua importância na cena brasileira.


COMENTÁRIOS

  • Luzia Ribeiro - 15/12/2013 22h32
    Emoções, surpresas, experiencias que fazem uma ida ao Museu uma ventura... Antônio Manuel um artista grandioso!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.