O MELHOR DO DESIGN HOLANDÊS

A Dutch Design Week reuniu mais de 2 mil designers na cidade de Eindhoven, conhecida como a cidade mais criativa do mundo.

Publicado em: 05/12/2013
Mais de 250 mil pessoas visitaram, entre os dias 19 e 27 de outubro de 2013, as inúmeras instalações da Dutch Design Week (DDW), feira que antecipou tendências e mostrou porque o design holandês é tão admirado em todo mundo. O evento, que chegou em sua décima segunda edição, segiu o tema Future Now e aconteceu em Eindhoven, na Holanda, considerada pela renomada revista Forbes de julho como a cidade mais criativa do mundo.







Graças aos alto nível das escolas de Eindhoven, os espaços abandonados das fábricas e a ajuda do governo para manter estúdios e residências, artistas escolheram a cidade para montar seus respectivos ateliês, criando e construindo formas inovadoras, mas que seguem a tradicional linha clean do design nacional. Ao todo, foram mais de dois mil designers participantes na DDW que, juntos, criaram um burburinho positivo entre os visitantes e mídia internacional.





Durante os nove dias da feira, que foi agraciada pelo bom tempo, inclusive com alguns dias de sol, locações de diversos tamanhos abrigaram os inúmeros trabalhos dos designers, que puderam ser visitadas graças a ótima infraestrutura montada pela feira, que ofereceu ônibus gratis para transportar, em média, 10 mil pessoas por dia.







O design de amanhã ganhou forma em experimentos ousados e muito DIY (Do It Yourself, expressão para Faça Você Mesmo), cada um seguindo uma proposta única, mas que tinham em comum, na maioria das vezes, fatores como: pesquisa e colaboração interdisciplinar. Deixando o lado comercial um pouco de lado, os projetos da feira se mostraram de vanguarda e não foram raras as vezes que a expressão “O que se verá em Milão em dois anos já está aqui” foi ouvida.