A VIDA NÃO É MAIS O DESCOBRIR, MAS O CRIAR

Angela Borsoi fala sobre artistas e designers, os líderes da inovação, os profissionais que irão mudar o mundo dos negócios neste século.

Terça, 19 de novembro de 2013
O mundo pede hoje, líderes criativos que não temam o "fracasso produtivo", que tenham visão e que assumam riscos.  Eles devem ter a capacidade de achatar os modelos organizacionais, manejando as empresas de forma menos vertical.
Segundo  John Maeda,  que já foi professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts),  e  é hoje presidente da Escola de Design de Rhode Island (EUA) , considerado pela revista "Esquire" , como uma das 75 pessoas mais influentes deste século: - "A arte e o design estão preparados para transformar a economia do século 21,  tanto quanto a ciência e a tecnologia o fizeram no século passado" , diz Maeda.




DOIS ÍCONES CRIATIVOS DA ARQUITETURA E DO DESIGN DO SÉC. 20: A OBRA DE OSCAR NIEMEYER E  A LUMINÁRIA ‘TIZIO 35’ -  ARTEMIDE - MILÃO

Na economia global contemporânea, as únicas constantes que os líderes encaram são a volatilidade e a complexidade. A perspectiva natural de artistas e designers - que se desenvolvem na ambiguidade - se tornou vital para os líderes. O novo tipo de liderança hoje em dia, é a criativa!


O DESIGN JUNTO À CRIATIVIDADE É O PROCESSO DE SÍNTESE SEM CONTROLE, INTUITIVO...

“É o uso da inteligência e da lógica ,  aliados à intuição”.


A CULTURA SERÁ O NOSSO NEGÓCIO

A importância de combinar técnica e sensibilidade está na parceria entre artistas e designers com aqueles que desenvolvem soluções técnicas e científicas, são os únicos que podem responder questões profundas, humanizar o problema e criar respostas compatíveis com nossos valores. E é isso que irá nos mover para a frente.




ELEFANTE BY CHARLES E RAY EAMES

É fundamental enquadrar aquilo que importa, deixando a nossa marca, nossa identidade, que fará toda a diferença neste mundo globalizado.
Mais do que nunca, nós precisamos de uma conexão com o consumidor como ser humano. Isso começa quando fundimos esse processo com a arte, o design e o pensamento crítico.





O sucesso de empresas como o AirBnb (site para aluguel de hospedagens) evidencia como uma experiência bem desenhada é o que faz o sucesso de uma companhia nos dias de hoje. Assim como o Hackerspace também conhecido como Hacklab e Espaço Criativo, local real em oposição ao virtual, com o formato de um laboratório comunitário, uma oficina ou um estúdio...




HACKERSPACE - LABORATÓRIOS PIONEIROS DE DESIGN DE PONTA, COM BIOLOGIA, INFORMAÇÃO GENĒTICA, ALIADOS AO DESIGN. 

Seguem o espírito agregador, convergente e inspirador. Nele, pessoas com interesses em comum, normalmente em ciência, tecnologia, arte digital, design ou eletrônica podem se encontrar, socializar e colaborar.


AQUI, PESSOAS DE DIVERSAS ÁREAS PODEM TROCAR CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA PARA CONSTRUIR ALGO JUNTOS.

Encerro aqui, com esta frase: O Design é o DNA da Sociedade.

COMENTÁRIOS

Bebel Ferreira 07/12/2013 18h47

Adorei seu texto. Quando falamos de design estamos lidando com a sensibilidade humana.

Lisiane Dutra Cavalcanti Lima 20/11/2013 04h08

Muito bom o texto!

Ana Cristina Rodrigues Camboim 19/11/2013 13h22

Lindos, modernos, coloridos! Parabéns.

Bianka Mugnatto 19/11/2013 08h22

Parabéns pelo texto! Somente a liberdade criativa poderá acompanhar a rapidez tecnológica! Criatividade e' sinônimo de produtividade! O mundo sera' mais leve, divertido. Que venha o século 21!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.