STREET ART COM DIAS CONTADOS

Arte efêmera em Paris.

Publicado em: 01/11/2013
Teorizar sobre a continuidade, posteridade e relevância da arte fora do tempo em que foi produzida é um questionamento antigo no mundo artístico. Acostumados com o conceito de imortalidade da arte ou até mesmo com a busca de alguns artistas pela própria imortalidade através dela, costumamos estranhar quando nos deparamos com trabalhos efêmeros. E foi nisso que a Gallery Itinerrance resolveu apostar em seu criativo e instigante projeto La Tour Paris 13.



Para concretizá-lo, a galeria convidou 100 street artists de todo mundo, entre eles oito brasileiros, que ocuparam um edifício antigo de 10 andares localizado no 13th arrondissement, na Rue de Bellievre, perto do Quai d’Austerlitz, utilizando sua arte e eventuais objetos deixados no prédio desocupado. No total, foram cerca de 4.500 m² pintados, tornando esta a maior exposição de street art do mundo.









Cada artista ocupou um cômodo e a mostra, aberta ao público com entrada gratuita, teve um período curto de duração: apenas um mês, entre os dias 01 e 31 de outubro. Este foi o tempo em que a arte existiu em sua forma física, pois dia 01 de novembro o prédio foi demolido. De acordo com Mehdi Ben Cheikh, gerente da galeria e iniciador do projeto, quando ele descobriu que o edifício seria destruída, a ideia de oferece-lo a grafiteiros pareceu-lhe óbvia. "A street art tem muito a dizer e canaliza uma grande quantidade de energia criativa e política", explicou. Por isso, durante sete meses, artistas de 16 nacionalidades diferentes tomaram o lugar e tiveram carta branca para desenvolver seus trabalhos.







Com o prédio demolido, entra a participação do público no projeto: para dar sobrevida à arte, é preciso acessar o site oficial do La Tour Paris 13 e escolher os ambientes que gostariam que fossem mantidos “vivos” na web. Os selecionados ganharão cor e os que ficarem de fora permanecerão como imagens em preto e branco e serão deletadas da rede.

Veja abaixo o teaser do projeto:



Visite o site oficial do projeto e faça um tour pelo prédio. Mas lembre-se: até mesmo o site tem seus dias contados. Ele ficará no ar apenas até o dia 10 de novembro!