O MUSEU ILUMINADO DA NESTLÉ

O Museu do Chocolate Nestlé traz a assinatura do prestigiado escritório Metro Arquitetos Associados e se destaca em meio a paisagem.

Publicado em: 07/11/2013
O Museu do Chocolate Nestlé foi projetado para as pessoas que se interessam em conhecer a fábrica de chocolates Nestlé. Os arquitetos do Metro Arquitetos Associados conceberam sua estrutura sobre a rodovia Presidente Dutra que faz conexão entre as duas cidades mais importantes do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. Formada por duas torres verticais ligadas por uma passarela de acesso, a estrutura possui tom vermelho vivo, iluminado por LEDs, que a destaca na paisagem, tranformando-a em uma nova referência ao local.

 
O material escolhido pelos arquitetos foi o vidro e o aço. As cores e formas foram concebidas para proporcionar uma experiência sensorial relacionada à marca e a experimentação do chocolate. O projeto é parte da readequação da fábrica da Nestlé às novas instalações do Museu do Chocolate. O prédio pré-existente foi mantido e foram adicionados os anexos para melhorar o fluxo de visitantes.

 
O museu conta ainda com novos espaços interativos. Em cada um foram usadas cores diferentes nos pisos, paredes e teto, além de uma trilha sonora própria. Como a sala do bombom Alpino que tem som de jazz e a de massa de chocolate que possui um som distorcido de fábrica. O objetivo é criar uma identidade marcante para cada núcleo.


 
Anteriormente, as visitas à fábrica eram mais precárias e não havia o caráter museológico. Com a intervenção, foram solucionados vários problemas de fluxo interno e pode-se diferenciar as visitas profissionais das puramente de deleite. Destaque para estrutura triangular feita em aço, vidro e coberta com uma película vermelha que gera um efeito visual interessante, refletindo o ambiente ao redor.



Fotos: Leonardo Finotti