LANÇAMENTO CASA COR MINAS GERAIS

Mostra mineira abre suas porta em casa da década de 1950, na região da Pampulha, assinada por Oscar Niemeyer.

Publicado em: 26/09/2013
Entre os dias 21 de setembro a 29 de outubro acontece em Belo Horizonte a 19ª edição da Casa Cor Minas Gerais. A locação escolhida para este ano é uma casa construída na década de 1950 na Pampulha. Esta é a quinta vez que a mostra é sediada em uma residência da região que completa 70 anos. “Já tivemos a oportunidade de realizar o evento nos anos de 1999, 2000, 2002 e 2009 na Pampulha. Agora voltamos em uma casa de importância histórica e arquitetônica para a cidade. Esta é a edição mais desafiadora que já tivemos”, afirma João Grillo, organizador da Casa Cor em Minas Gerais.


Fachada

O evento este ano conta com 34 espaços projetados em 5.000 m², e os visitantes podem conferir propostas para quarto do casal, quarto do bebê, sala, sala de música, jardim, varanda, adega, cozinha entre outros. A residência da família Dalva Simão, na Alameda das Palmeiras nº 444 na Pampulha, é uma das poucas construções unifamiliares projetadas por Oscar Niemeyer. O mestre da arquitetura  utiliza no projeto a mesma estratégia de implantação utilizada na casa de Canoas (RJ), com a parte social articulada em generosos panos de vidro retilíneos, ligando a área de serviço ao ambiente de estar, disposto em forma livre.


Bilheteria - Junior Piacesi

Já o volume dos quartos, no nível inferior, compensa o desnível do terreno, aparecendo enterrado ao visitante que se aproxima pela varanda acima, aberta para a vista. Para cobrir o conjunto, uma laje recortada em poligonal de bordas arredondadas estabelece a continuidade espacial e leveza próprias da análoga carioca. 


Jardim da Piscina - Anaine Vieira Pitchon

Para conhecer os ambientes desta edição da mostra e votar no seu preferido, clique aqui.