HISTÓRIA BRASILEIRA EM FOTOS

Mostra no CCBB de Brasília expõe cerca de 300 imagens que contam 170 anos de história nacional.

Publicado em: 01/10/2013
Quem é de Brasília ou planeja passar pela cidade até outubro não pode perder a oportunidade de visitar a mostra Um Olhar sobre o Brasil – A Fotografia na Construção da Imagem da Nação, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. A curadoria, formada pelo especialista em história da fotografia, Boris Kossoy, e pela antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz, além da pesquisa iconográfica de Vladimir Sacchetta, separou imagens icônicas dos anos de 1833 a 2003 que vêm acompanhadas de um pequeno texto, com informações resultantes de ampla busca referencial e iconográfica.







A exposição tem como ponto de partida o momento da invenção da técnica fotográfica e revisita o olhar “científico” que guiava as expedições estrangeiras, o gosto de D. Pedro II pela nova criação e os registros de revoltas populares como a de Canudos, até chegar à grande multiplicação de temas que compuseram o longo século 20. Ao todo, são mais de 300 imagens de acervos públicos e particulares estruturadas em quatro grandes eixos temáticos: política, sociedade, cultura/artes e cenários, e divididas em sete períodos, demarcados por fatos marcantes da história nacional.







Com cenografia assinada por Daniela Thomas e Felipe Tssara, Um Olhar sobre o Brasil – A Fotografia na Construção da Imagem da Nação fica em cartaz até 20 de outubro, com classificação livre e entrada franca.