SNEAKERS

Tênis deixa de ser mero acessório feito em série e ganha status de obra de arte, em consonância com a street art, o hip hop e o grafite.

Quarta, 25 de setembro de 2013
Desembolsar uma pequena fortuna por um par de tênis pode parecer estranho para a maioria das pessoas. Mas, se você vive em um grande centro urbano, escuta hip-hop ou está ligado nas últimas tendências, já deve conhecer as extravagâncias dos sneakerheads.
Se tudo isso ainda está confuso, a gente explica. A cultura sneaker surgiu nos anos 80, quando o grupo Run D.M.C. lançava uma ode em formato de rap aos seus Adidas e a Nike introduzia no mercado o Air Force 1, um dos primeiros tênis a dar especial atenção ao design. Em 1985 foi criado o Air Jordan 1, que levava a assinatura do astro do basquete Michael Jordan. O item fez tanto sucesso que alavancou as vendas da empresa e elevou-a ao status de maior marca de tênis para o esporte.
Nos últimos anos, outro fator que aumentou o interesse pelos sneakers foi a moda retrô, que conquistou os jovens europeus, fazendo-os garimpar em brechós modelos antigos e curiosos. Quanto mais diferente o design e as cores, mais especial o sneaker.
Essa mania não demoraria para chegar até os brasileiros mais descolados. “Sempre fui muito curiosa sobre moda e principalmente por coisas fora do padrão. Ficava horas e horas olhando tênis diferentes em blogs e sites gringos. Quando tive a oportunidade de ir a São Paulo, comprei o meu primeiro Nike-Hi”, conta a estudante de moda Nina Sodré, de Porto Alegre. “Virou uma obsessão, é uma paixão”, completa.
Para Ricardo Nunes, editor do site SneakersBR, a internet foi um dos grandes catalisadores dessa moda no Brasil. A rede é uma aliada tão grande dessa cultura que, através do site de relacionamentos SneakerPlay (que hoje não está mais online), sneakerheads do mundo todo se unem para trocar idéias, mostrar suas coleções e até disputar quem tem o melhor par. “O tênis funciona como elemento de ligação das mais diversas pessoas, com os mais diversos estilos de vida. Você vê médico, dentista, advogado, skatista, grafiteiro, DJ, publicitário, todos calçando tênis”, conclui Ricardo, explicando porque a cultura sneaker promete conquistar cada vez mais adeptos.

VANS VAULT TH REVERE HI LX – SPRING 2013


A marca californiana Vans lança, em mais uma parceria com Taka Hayashi, uma versão do Revere Hi, que é praticamente uma atualização do Mid School '77. O sneaker vem em couro branco e folhas de palmeiras estampadas em azul, com acabamentos em suede bege. Além disso, um recorte caramelo na região do colar completa o design do tênis.


GOURMET X LUDWIG VAN - UTILITY PROJECT


Este produto nasceu de um projeto que resgata tecidos militares antigos, utilizando-os na confecção de novos sneakers. A Ludwig Van, junto com a Gourmet, apresentam o Utility Project e seus dois modelos de tênis que devem chegar às lojas em breve. O Cinque 2 Low e o Raindrop Camouflage, fabricado com tecidos usados pelo exército alemão da décade de 60.

EWING 33 HI


A lenda da NBA Patrick Ewing reabriu a sua marca Ewing Athletics no ano passado e, para celebrar a sua volta, lança o modelo Ewing 33 Hi, que deve ser comercializado este ano em três cores diferentes, mas com o mesmo toque clássico de tênis de basquete. A primeira versão ser divulgada vem em um forte tom alaranjado, com detalhes azuis e um pedaço da midsole branco.

CONVERSE PRO LEATHER 'YEAR OF THE SNAKE'


Ao entrarmos no Ano da Serpente de acordo com o calendário, a Converse lança um pacote que reúne edições especiais do clássico Chuck Taylor e do Pro Leather em uma embalagem com design apurado. O sneaker recebeu couro de cobra falso e uma caixa de acrílico transparente, envoltos em uma sacola de cetim vermelhos e cadarços adicionais na mesma cor, combinando com seu forro.

SUPRA ROYAL COLLECTION – FALL 2013


A Royal Collection, da Supra, começa o ano apresentando três modelos que serão vendidos a partir do segundo semestre. Reconhecida por utilizar materiais mais sofisticados, a marca apostou no couro no modelo Falcon, que recebeu um mix de couro lixado e tecidos pretos.

ONITSUKA TIGER CORSAIR 2013 LIMITED


O famoso modelo Cortez, uma das linhas mais clássicas da Nike, ganhou uma versão vintage de tiragem limitada de 800 exemplares. O Corsair, da Onitsuka Tiger, vem em couro liso brano, detalhes vermelhos e azuis e um efeito amarelado proposital na entressola.

NIKE LUNAR FORCE 1 HIGH BLUE/RED/GREY


O Lunar Force 1 High é um dos lançamentos mais recentes da Nike, com sua base azul claro e efeitos metálicos, detalhes vermelhos e uma midsole cinza com elementos mais escuros. 


AIR JORDAN XX8


A Jordan Brand começa a divulgar seus novos produtos, entre eles o Air Jordan XX8, que virá em três cores diferentes. Foram divulgadas somentes fotos dos Jordans I ao III, fabricados em couro premium com forro e solado verde neon.

ADIDAS ORIGINALS X TEYANA TAYLOR – HARLEM GLC


Teyana Taylor é a nova promessa da música que contou com o apoio da Adidas Originals, que vem escolhendo alguns nomes que inspiração a criação de novos tênis. A rapper nova iorquina, que comçea a ganhar território, empresta seu nome e o nome do bairro onde nasceu para este modelo exótico: a silhueta dos sneakers retrôs de basquete recebeu detalhes futuristas, como as tiras da parte, e tecido que imita a textura dos répteis.

REEBOK X KEITH HARING FOUNDATION

A Reebok, através de seu programa Affili'art, faz mais uma vez uma colaboração temática com grandes nomes das artes. O parceiro desta vez é a Fundação Keith Haring e os modelos contam com ícones do trabalho de Haring, como o cão latindo e o desenho do bebê, além de novas interpretações de seus desenhos.

COMENTÁRIOS

Hathila 14/08/2014 15h58

Amei todos os tenis, mas principalmente o preto.

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