FELTRO NO DECÓR

Luminárias e pendentes feitos com o material comprovam que ainda é possível inovar no design.

Publicado em: 09/09/2013
O escritório norte-americano Snarkitecture acaba de lançar, em parceria com a revista Wallpaper Handmade e a Woolmark Company, uma coleção de pendentes e luminárias que utilizam um material pouco usual no mundo da arquitetura e da decoração: o feltro. Tido como um material nada nobre, ele se transformou em peças de design autoral cheias de detalhes, que surpreendem o espectador mais atento com suas reentrâncias escavadas no seu interior.




 
A série Felt Light é composta por objetos concebidos a partir da sobreposição manual de camadas de feltro e lã, tomando a forma de luminárias incrivelmente macias e suaves, apesar de sua forma dura, similar a rochas. Para reforçar ainda mais este aspecto “geográfico” das peças, o Snarkitecture escavou o interior de cada uma delas: quando penduradas no teto ou colocada sobre uma superfície, é possível ver o mundo interno das Felt Lights, sendo que cada uma possui um universo topográfico único que se contrapõe às formas precisar do seu exterior.







Encomendada pela Woolmark Company, uma das maiores empresas de fibra têxtil no mundo, a coleção faz parte do projeto Wool Lab Interiors que aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto de 2013, durante a Intertextile Shanghai. A proposta foi mostrar aos visitantes da feira maneiras inovadoras de se aplicar a lã no design de móveis e na decoração.