DESIGN DE LATA

Can City: mobiliário feito por catadores utilizando o alumínio das latinhas.

Publicado em: 06/09/2013
Ideias boas que se tornam realidade a partir de elementos simples, fáceis de serem encontrados, são difíceis de encontrar. No entanto, uma vez ou outra nos deparamos com algumas propostas que nos impressionam por sua bela simplicidade. Foi assim com o Can City, um projeto do Studio Swine, de Londres, mas que foi desenvolvido em São Paulo com o apoio da Heineken.





Azusa Murakami e Alexander Groves, criadores do estúdio, construíram, a partir de objetos recolhidos nas ruas e um barril de chopp de sucata, um aparelho de fundição móvel para derreter latas de alumínio. O combustível utilizado nada mais é do que óleo vegetal recolhido de barracas de pastel de feira. Ao fundir as latas com areia e colocar este “líquido” em um molde também feito com areia e objetos achados na rua, nascem bancos, vasos, e o que mais a criatividade mandar.







De acordo com o Studio Swine, a ideia é que catadores possam produzir móveis com uma estética nativa própria, criando um retrato das ruas a partir de latas, areia e óleo vegetal. Algumas das peças feitas com este método sustentável fizeram parte de uma exposição, em março de 2013, durante a qual foram servidos pasteis – e o óleo utilizado na frituras dele pôs a engenhoca para funcionar diante do público.



Can City é um projeto é open source e logo estará disponível no site do estúdio. Agora, veja abaixo o filme divulgado por eles:


COMENTÁRIOS

  • Fellipe Lima - 17/09/2013 17h34
    Muito legal essa ideia, nunca achei que óleo de fritura pudesse ajudar!!! Genial!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.