CASA LUNA LLENA

Uma visão sobre a arquitetura da residência assinada peça paulista Candida Tabet, nos pampas uruguaios.

Publicado em: 19/08/2013
Dois grandes blocos de alvenaria revelam o aproach projetual da extraordinária arquitetura da CASA LUNA LLENA, da paulista Candida Tabet, construída nos pampas uruguaios. Arquitetura boa quase sempre é assim: definida por traços e volumes de simples compreensão e de imediata leitura.



No térreo, a casa se desenvolve, com imensa generosidade, entre esses dois volumes, abrigando suas funções sociais. Ao contrário de aprisioná-la, os volumes se abrem aos quatro cantos, permitindo a integração dos seus espaços internos e externos.





Entre esses volumes, a imensa pérgola de madeira confirma a grandiosidade do espaço; desenha, nas grandes paredes de tijolos, com luz e sombra, surpreendentes e mutantes grafismos e indica o caminho do acolhimento: o ambiente de estar e a lareira - solta no espaço - feita por grandes blocos de pedra, exatamente como se constrói uma lareira naquela região.





Essa é outra grande virtude dessa arquitetura fortemente contemporânea: o uso de materiais tradicionais da região, como o tijolo e a madeira.



As suítes estão localizadas no pavimento superior dos dois grandes volumes. Integram-se visualmente ao espaço central, através do duplo pé direito.



A escada externa salta do grande mosaico monolítico de tijolo, como uma peça escultural. Elemento simples, que contribui fortemente para a qualidade dessa obra.




COMENTÁRIOS

  • Paulo Roberto Silverio - 20/08/2013 16h43
    Amei, adoro estilo pergolas, olha tenho pequena empresa, neste ramos pergolados,caramachões, entre minha pagina paulojardimArt. direto google,de uma olhadinha, qualquer coisa entre contato ok.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.