O ARQUITETO QUE VIROU FOTÓGRAFO

As imagens urbanas de Haruo Mikami agora fazem parte do acervo da Galeria Referência, em Brasília.

As construções urbanas sempre inspiraram Haruo Mikami. Foram elas que o levaram até o curso de Arquitetura e Urbanismo e, depois, para a fotografia. Como não poderia ser diferente, desde 1998 vem se especializando em fotografia de arquitetura e interiores, e também em fotografias de obras de arte (instalações, esculturas e quadros) e FineArt.
Suas belas imagens de Brasília, Curitiba e São Paulo garantiram a ele o convite para participar da exposição "Novas Linguagens", do acervo da Galeria Referência. Com curadoria do artista plástico Ralph Gehre, a produção artística de Mikami, toda feita sob o olhar rigoroso desse filho de pais japoneses, incorpora o rigor da educação, o respeito aos costumes, a atenção aos detalhes, a contrição emotiva, tendo a cordialidade e a gentileza como prismas de observação e não apenas como norma social de comportamento. “Se fotografar é mesmo organizar o caos, Haruo organiza tanto o assunto quanto o fato temporal. Seus personagens buscam uma flutuação que os distinga das partes sólidas e fixas, imóveis, da paisagem. Os pés se erguem do chão, o vão entre piso e teto se adensa em movimentos, a vida se localiza em pontos focais de impermanência”, explica Gehre.
Seu trabalho exposto na Galeria Referência é exclusivo. Cada foto tem tiragem de cinco unidades e o valor é de R$ 3.500.






“Essas três fotos fazem parte da série RGB, sendo que a foto da parede verde limão e a que aparece o coqueiro podem formar um díptico caso o comprador adquira as duas. O título da série refere-se à gama de cores RGB (red, green e blue), mas o mais importante nelas é o lugar, a situação, como as partes, textura, linhas, comportam-se dentro da composição que sugeri enquadrando e selecionado o momento da foto. São lugares estranhos como também a relação dos elementos”, conta Haruo Mikami.






“Já essas imagens têm em comum o céu de Brasília. Não o céu límpido, totalmente azul, mas o céu carregado, quase que como sugerindo um tempestade. Para realizar essas fotos, sempre acompanho o tempo, pois não acontecem a toda hora. Espero o momento certo para fotografar, a luz, sombra, contraste. Antes de cliclar, já sabei o que queria, o local, o enquadramento, só espero o momento propício para tal”.


“A foto acima trata-se do reflexo das duas torres do Congresso Nacional no espelho d`água, mas o interessante é a garça entre as duas torres atacando sua presa/peixe. Gosto do enquadramento, mas o momento tem relevância maior”.

Caso você também tenha alguma série de trabalhos em fotografia, mesmo que não seja fotógrafo profissional como Haruo, e queira publicar conosco, marque seus trabalhos publicados on line (no Instagram, twitter, goolgle+, facebook e pinterest) com a #anualdesignartwork seguidos de @anualdesign. Os trabalhos escolhidos serão convidados a fazer uma matéria conosco. Boa sorte!


COMENTÁRIOS

  • Roberto Ozu - 08/08/2013 19h15
    Parabéns! Belo trabalho.
  • Cristina Sato - 07/08/2013 15h13
    Um olhar único!
  • Haruo Mikami - 07/08/2013 15h09
    Obrigado pela oportunidade Anual Design e Jean Bergerot, conte comigo para contribuir com a revista e site.
  • Tereza Borsoi - 06/08/2013 20h33
    Fantásticas fotos! Fantástico olhar!!! Parabéns!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.