CUT´N´PASTE NO MOMA

Daniel Mira conferiu de perto a exposição, que é a cara de Nova Iorque.

Sobreposições de imagens pulsam a cidade na vida do homem metropolitano
Nova Iorque é uma eterna colagem. Pele sobre pele, a cidade se reconstrói, se reforma e se inova. É uma bandeira recortada de diversos países e culturas. Nova Iorque somos todos nós: brasileiros, colombianos, mexicanos, italianos, irlandeses, chineses, indianos, árabes e todos que quiserem copiar e colar. Os cinturões culturais abraçam a cidade capital do Cut’n’Paste.
Neste contexto a exposição em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), Cut’n’ Paste: From Architectural Assemblage to Collage City, insere a arquitetura na arte da colagem, fotomontagem e design gráfico por meio de justaposições visuais formando uma só imagem.






No conceito Cut’n’Paste, a imagem do espaço urbano se reconstrói a cada momento como um remix constante de projeções. Vê-se em cada reflexo, em cada textura e em cada arranha-céu uma fotomontagem gráfica.
Coincidência ou não, a exposição parece ter encontrado em Nova Iorque sua morada, sua cidade e sua capital. Expor um tema contemporâneo e tão característico das grandes cidades é algo comum, porém pinçar elementos tão cotidianos e torná-los singulares é maestria de poucos.


Paul Citroen_ Metropolis_ 1923. / Gelatina de prata, 20.4 x 15.3 cm


Ralph_Schraivogel, Archigram 1961–74_Museu de Gestaltung / Serigrafia_128 x 90 cm

O Cut’n’Paste constrói um imaginário contínuo e criativo em que a arquitetura transborda o universo conceitual e plástico do espaço urbano.
Teorizado pelos conceituados críticos de arquitetura Colin Rowe e Fred Koetter, ambos da década de 70, ele surge das experiências artísticas submersas na "cidade-colagem", um pulso de sobreposições, onde a imagem e a cidade pulsam a vida do homem metropolitano.
O conceito Cut’n’Paste parece surgir das experiências artísticas chamadas "cidades-colagem", conforme teorizado na década de 70, pelos críticos de arquitetura Colin Rowe e Fred Koetter. 


Ludwig Mies van der Rohe, Convention Hall Project, Chicago, Illinois, interior perspective. 1954. Técinica: Grafite, colagem de reprodução fotográfica, fotografia, papel em madeira. 83.8 x 121.9 cm.


Ludwig Mies van der Rohe, Concert Hall Project, Interior perspective, 1942. / Técinica: Grafite, colagem de reprodução fotográfica, colagens de papeis pintados, guache e gelatina de prata montada em madeira.

Sem grande ousadia mas com primorosa curadoria, a exposição Cut’n’Paste: From Architectural Assemblage to Collage City reúne diversas mídias da própria coleção do MoMA em um único espaço, onde o público pode perceber como a linguagem visual da colagem passou a reconstruir o espaço arquitetônico e como este mesmo espaço arquitetônico reflete novas colagens.





Quando estamos na sala da exposição estamos na cidade, quando estamos na cidade estamos na exposição: a Cut’n’Paste esta dentro de nós, no que olhamos e no que vamos ver.


Fotos: Daniel Mira


Cut'n'Paste: From Architectural Assemblage to Collage City
10/07 a 01/12 de 2013
MoMA
11 WEST 53 STREET, NEW YORK, NY 10019|
http://www.moma.org/visit/calendar/exhibitions/1369

COMENTÁRIOS

  • Nestor Carvalho - 07/08/2013 15h47
    Brasília também seria um material interessante para esse trabalho.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.