ENTRE AS COPAS DAS ÁRVORES

Se você ainda acha que casa em árvore é coisa de criança, está na hora de rever seus conceitos.

Publicado em: 17/07/2013
A casa na árvore deixou de ser só brincadeira de criança para se tornar uma experiência para adultos. Além de ser um novo jeito de perceber a relação entre a arquitetura e a natureza que reflete muito o mundo contemporâneo.
Empresas como a Free Spirits Spheres, no Canadá, e a Treehotel, na Suécia criaram construções inteligentes em formas inusitadas que se tornam espaços confortáveis nas árvores. Um contraponto ao estilo de vida urbano em que lidamos com poluição sonora, visual e material.





Nesses hotéis, as pessoas vivenciam uma reaproximação com o ecossistema, sem perder a ligação com a modernidade. As casas, desenvolvidas com material ecologicamente correto, são projetadas por arquitetos e designers que incorporam design arrojado, e muitas vezes, luxuoso às construções.
E o resultado são estruturas suspensas que vão desde uma construção futurista, como o chalé suspenso espelhado The Mirrorcube, até uma casa que recria um ninho de pássaros feito com “gravetos”, assinada por Inredningsgruppen e Bertil Harström, ambos chalés do Treehotel. A ideia desse projeto é de que se tenha uma camuflagem, e que o hóspede se misture à natureza, tornando-se parte do meio ambiente.



Entre as árvores suecas, confortos como uma sauna foram colocados dentro do chalé, sobre as copas das árvores! A filosofia do hotel, que tenta unir os quatro elementos básicos (água, fogo, ar e terra), também acredita na mescla entre o novo e antigo. Prova disso é a escolha das florestas que cercam a cidade sueca de Harads como cenário, nas quais muitas árvores centenárias ainda estão vigorosamente de pé.



A preocupação com o impacto ambiental vai além da busca por materiais sustentáveis e camuflagem. Na Mirrorcube, por exemplo, foi colocado um filme nas janelas espelhadas, que só pode ser visto pelos pássaros, e que os protege de colidir com o chalé. 



No Canadá, o Free Spirit Spheres estimula esse mesmo tipo de convivência pacífica entre homem e natureza. Os chalés esféricos são suspensos por cordas estaiadas nos troncos das grandes árvores, que ao balançar com a ação do vento, transferem parte deste movimento às cordas, que por sua vez dão um leve balanço às células. Sem concreto, sem paredes, elas permitem uma integração com a natureza, sem interferência ou destruição do espaço habitado.





Além da proximidade com o meio ambiente, essas hospedagens conseguem, mesmo que de forma precária, transmitir uma dose de conforto, já que trazem algumas das comodidades urbanas para esferas no meio da floresta. Na realidade em que se vive a maioria do tempo nas cidades, é bem-vindo um pouco de verde e, claro, o resgaste das boas lembranças da infância.