GARIMPO DESIGN

Na quinta edição da coluna, Angela Borsoi mostra a criatividade e o conceito de design thinking de marcas como Moooi, Renault e Eletrolux.

Segunda, 08 de julho de 2013
Trago, hoje, uma questão: "CULTURA E CRIATIVIDADE PASSAM A SER OS VALORES PREPONDERANTES  DESTA NOVA ERA, NA QUAL A VIDA NÃO É MAIS 'O DESCOBRIR' MAS SIM, 'O CRIAR'!!!
      
TWIN’Z
Protótipo de carro elétrico da RENAUT, apresentado em Milão/2013, com o Conceito de carro do Futuro. Criado pelo Designer de Interiores britânico ROSS LOVEGROVE. “Me chamou atenção o interior do carro”!!!  





“Temos que 'enquadrar' aquilo que importa, deixando a nossa marca, a nossa identidade neste mundo globalizado, onde a cultura, identidade e o individual prevalecem e serão o nosso negócio”!!!   


Instalação da MOOOI em Tortona, Milão 2013

Esta é a grande transformação que passamos: O ‘Design Thinking’ é adotado. Temos visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo. “Sua principal premissa é que ao ‘entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação”.


Instalação da MOOOI em Tortona, Milão 2013  

Sabemos que os designers pensam ‘FORA DA CAIXA’... Diferentemente dos outros, como médicos advogados, engenheiros. “A diferença do Designer está na capacidade de entender, de forma intuitiva, como o mundo funciona”. 


Instalação da MOOOI em Tortona, Milão 2013

“O DESIGN É O PROCESSO DE SÍNTESE SEM 'CONTROLE, 'INTUITIVO'... O USO DA INTELIGÊNCIA E DA LÓGICA, COM INTUIÇÃO”!!!


Instalação da MOOOI em Tortona, Milão 2013


Outro tema bem interessante é o novo conceito de loja que está surgindo: A “POP UP”, uma loja temporária que traz o conceito do “PODER DO CONTATO RÁPIDO, MAS EFICIENTE”!  Elas já se espalham por aí, podem ser criadas para testar uma marca nova, sem modelo aprovado, por um curto período, num local como um shopping, ou numa rua legal, com a vantagem de não pagar as “luvas” e assim, ter sua entrada aprovada, com baixos custos!


The Cube Restaurant - Milão

               
The Cube Restaurant - Londres

Grandes marcas como a ELECTROLUX também estão se utilizando deste recurso. Esta, resolveu aplicar o conceito em um restaurante: THE CUBE BY ELETROLUX. Ele já passou por Bruchelas, Milão, Estocolmo e ,por último, esteve instalado por 04 meses, em 2012 (Jogos Olímpicos), no telhado do Cento de Convenções LONDON ROYAL FESTIVAL HALL. Seis renomados chefs britânicos, ganhadores de prêmios, cozinharam para apenas 18 pessoas por vez. Cada cliente pagou 175 Libras (R$ 548) no almoço e 215 Libras (R$ 674), no jantar! Criam uma estratégia de marketing bem interessante: o restaurante itinerante tem um belíssimo projeto, assinado pelo escritório italiano Park Associati, todo desmontável, e o colocam no telhado de um local bem estratégico de cada cidade por onde passa. Tem sido um sucesso, segundo seu marketing: "Agrada aqueles que viajam pelo mundo em busca de locais inusitados."
 O ‘Pop Up’ THE 'CUBE RESTAURANT BY ELETROLUX' é um RESTAURANTE TEMPORÁRIO e talvez chegue por aqui na época das Olimpíadas no Rio de Janeiro, será !?


The Cube Restaurant - Londres

Vamos aguardar!!!
E, até a próxima...

COMENTÁRIOS

Lisa Morais, Arquiteta Humanista, Especialista(...) 09/07/2013 18h58

O design PENSANTE é uma maneira GENIAL de olhar a humanidade. Os ambientes e objetos estão extraordinários, captam a essencialidade do sentir humano e traduzem a vida sensorial que é uma busca infinita no arquitetar. A instalação em Milão introduz a cenografia com maestria, e o restaurante portátil evidencia o valor nobre que sua clientela expressa, não apenas financeiro mas como GENTE que aprecia sensações incomuns do simplismo humano. Como é SUBLIME ver arte VIVA flexível!!! E a frase da design Ângela, quanto à criação, exprime bem o lugar temporário do arquitetar. Sem criação não há vida, e no meio do caminho as descobertas se perdem no vazio engarrafado de si mesmo. Partilhando, cria-se!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.