O CÉU NA TERRA

Que tal andar nas nuvens do artista japonês Fujiko Nakaya?

Publicado em: 07/07/2013
Quem nunca se imaginou passeando por nuvens branquinhas em um dia de céu azul? A textura, a translucidez, as infinitas formas e até mesmo o cheiro delas povoam o imaginário de pessoas de todas as idades. Brincando com esse lado lúdico das nuvens, o japonês Fujiko Nakaya criou um passeio místico sobre terraços de prédios em Linz, na Áustria, em seu projeto Cloud Parking.




 
Este estacionamento de nuvem, ou neblina, também coloca em questão a diferença entre esses dois fenômenos da natureza. De acordo com o artista, cientificamente, nuvem e neblina são as mesmas coisas, mas conceitualmente há uma grande diferença: enquanto a neblina é considerada "um diálogo com a natureza e revela o inato", as nuvens pertencem ao reino do romantismo. Assim, cada um que passa pela instalação decide se está entre charmosas nuvens ou misteriosas névoas.





A “magia” de trazer as nuvens à terra acontece através de um sistema de névoas de alta pressão e bocais de neblina especialmente criados para este projeto. Diversos fatores externos interferem na instalação, como vento, temperatura e umidade. Esses são os elementos que determinam o quão intensa ou espessa as nuvenzinhas terrestres serão. Realmente uma obra de arte que te deixa nas nuvens!

COMENTÁRIOS

  • Haruo Mikami - 09/07/2013 10h52
    Ótima matéria! Muito interessante!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.