ÁRVORES COM RG

Em uma ousada iniciativa, São Paulo irá mapear suas árvores.

Publicado em: 28/05/2013
A nova visão de respeito e integração com a natureza presente nos grandes centros urbanos tem levado a situações impensáveis há algumas décadas. Um exemplo é o novo projeto da prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad, prefeito da cidade, divulgou que pretende mapear as árvores do município. De acordo com ele, este censo verde tem como objetivo descobrir o número total de árvores, suas espécies e a saúde em que se encontram. O projeto, que ainda está sendo elaborado, será realizado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).



Durante a realização do censo, imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais serão compradas para ajudar no mapeamento.  Já para medir a saúde das árvores, será utilizado o Sisgau, um software criado pelo IPT ainda na gestão de Gilberto Kassab que avalia a idade, saúde da árvore e qualidade das podas. O ex-prefeito, que prometeu a realização do censo com o projeto Identidade Verde, mapeou 94 mil plantas, mas só cumpriu 17% da meta.



Alguns lugares de São Paulo já foram mapeados, entre eles o bairro do Jardins, que possui 2.200 árvores catalogadas, segundo documento entregue novembro passado para a prefeitura.