JARDINS VERTICAIS NOS PRÉDIOS DE SÃO PAULO

Movimento inovador, pretende aproveitar o próprio concreto dos prédios e muros como base para novos jardins.

Publicado em: 23/05/2013
Com o intuito de disseminar a ideia de jardins verticais pela maior metrópole do país, a cidade de São Paulo, o Movimento 90º foi criado e já conseguiu muitos adeptos à causa. Através de arrecadação de uma quantia em dinheiro feita através do site de crowndfunding BemFeitoria, a ação irá instalar um jardim vertical em uma empena cega na famosa Rua Augusta, no n. 2347. Este espaço foi disponibilizado pela parceria com o Augusta ComVida, que é a primeira de uma série de intervenções do LAB SP, uma iniciativa do Instituto Escola São Paulo com objetivo de repensar e melhor aproveitar espaços urbanos propondo mudanças para a cidade por meio de intervenções urbanas.



A proposta coloca em destaque os benefícios que os jardins verticais trazem não só para os edifícios onde estão instalados, mas para o ambiente no entorno, pois atuam como filtro de gases poluentes, funcionam como isolantes térmicos e acústicos e contribuem para o aumento de umidade do ar. Além, é claro, do ganho estético da cidade.

Veja abaixo o manifesto criado para esta ação:

MANIFESTO
De forma pouco controlada, e com leis incapazes de orientar seu desenvolvimento, as grandes cidades brasileiras cresceram desordenadamente durante décadas. O resultado são lugares com adensamentos desproporcionais e infraestruturas ineficientes, criando um ambiente inóspito; poluído, feio e barulhento.
Uma alternativa pouco conhecida, mas rápida e economicamente viável para aplacar estes problemas, é equipar os edifícios dos centros urbanos com jardins verticais. É esse o objetivo do Movimento 90º: queremos difundir essa ideia e viabilizar a construção dessas instalações, permitindo que seus benefícios sejam polinizados por todos os grandes centros.
Imediatamente após a sua instalação, um jardim vertical atua fortemente na limpeza do ar; na regulagem térmica -­‐ tanto dos edifícios em que são instalados, quanto do ambiente ao seu redor; na diminuição de problemas acústicos; e em épocas secas, ajudam a aumentar a umidade relativa do ar. Além, é claro, de dar novo vigor ao aspecto estético das cidades. Existem centenas de espécies aptas a viverem nesse ambiente, e cada planta vira um elemento compositivo nesse painel.
O Movimento 90º convida você, que se interessa pelas novas possibilidades urbanas, a nos apoiar. Daremos início a um processo que pode mudar completamente as estruturas do meio em que convivemos, tornando a cidade um lugar mais agradável e habitável! Assim, catalisamos o que há de melhor nos grandes centros: a relação de troca entre os habitantes, que aqui criam e partilham.