ARQUITETURA BRASILEIRA NA FINLÂNDIA

O projeto do escritório Brasil Arquitetura em Hanko, na Finlândia, encanta pela sua integração com a natureza.

O projeto assinado pela Brasil Arquitetura para Villa Isabella, em Hanko, na Finlândia, teve como partido a integração com o terreno e adaptar-se perfeitamente às mudanças climáticas da região. A residência foi projetada para ser uma casa moderna e verde, inserida na floresta ao seu redor, que até hoje se mantém intocada e até mesmo sombria.



Os profissionais admitem influências e referências da arquitetura finlandesa no trabalho, tanto nas estruturas como nos conceitos espaciais e princípios de construção, entre eles o uso de materiais e as relações com a natureza e urbanidade. Para os arquitetos, a relação Brasil e Finlândia é algo como “tão longe e ao mesmo tempo tão perto”.





O projeto privilegia a madeira, a pedra e o vidro, o que resultou em uma residência contemporânea com linhas clean. A estrutura foi pensada para resistir às rigorosas mudanças climáticas da região, mantendo em seu interior a sensação de aconchego através do uso de madeiras escuras. Os corredores com fechamento em vidro, o chão de pedras e o amplo pátio funcionam como elementos de integração.



Ao longo da mudança das estações do ano, diferentes condições de luz oferecem novas experiências através da transformação dos materiais, das cores e dos elementos estruturais da residência, de um único pavimento e 330m² construídos.