GARIMPO DESIGN

Angela Borsoi dá a dica do incrível Museu do Chiado - Museu de Arte Contemporânea de Lisboa.

Publicado em: 08/04/2013
Oi, pessoal!


Para este segundo número da seção ‘Garimpo Design’, resolvi dar uma atenção especial para os viajantes, que passando por Lisboa, nesta época do ano - rumo a Milão /Itália (abril /2013), não devem deixar de visitar o Museu do Chiado -  Museu de Ate Contemporânea. 



Situado no centro histórico (Rua Serpa Pinto, nº4 - Lisboa / Portugal), instalado num convento - desde 1911 e mais recentemente  teve uma reforma sob a batuta do arquiteto francês, Jean-Michel Wimotte.



Apresenta nas linhas gerais, uma arquitetura que respeita o antigo, com seus vestígios históricos, pré-existentes, ‘tangenciando o novo’, com o uso do aço das estruturas metálicas na passarela, escadaria de acesso, balcão de atendimento, painéis, nichos vidros, mobiliário, sistemas de iluminação e suportes para as obras de arte, foram desenhados também pelo arquiteto, que se utilizou de materiais como: pedra, metal e madeiras, bem como uma paleta cromática de tons cinza, para valorizar a pedra azulina polida de Cascais, que reveste o pavimento. No local de exposição, encontra-se uma coleção de arte portuguesa, de 1850 à atualidade, destacando-se  a mais importante coleção nacional portuguesa de arte contemporânea.



Outro local imperdível nesta mesma ocasião, é aproveitar-se da proximidade da belíssima cidade de Veneza e dar uma fugidinha para conhecer, Punta della Dogana , museu em Veneza que teve no comando do projeto de reforma, nada menos do que o ‘Mestre’:  Tadao Ando.  





Propriedade do francês François Pinault, cujo império também inclui Gucci e Yves Saint Laurent e seu acervo possui uma das maiores coleções mundiais de arte contemporânea, com mais de 2.500 obras das quais, 141 foram destinados à coleção permanente do ‘Punta della Dogana’.