BREAKFAST AT TIFFANY´S

Cris Alcântara vai além do roteiro do filme Bonequinha de Luxo e mostra sua visão particular sobre a obra.

Provavelmente você já viu ou ouvir falar do filme Bonequinha de luxo, um dos clássicos do cinema. Cris Alcântara faz uma participação nesta edição da Opus One, indo além do roteiro do filme com sua visão particular do assunto. Ela assume que já viu o filme quase uma centena de vezes e assim, passa um olhar apurado e crítico desta obra prima do cinema.
Tiffany & Co foi fundada em Nova Iorque no ano de 1837. Possui 64 lojas nos Estados Unidos e 103 espalhadas pelo mundo. Bem, estas são as informações básicas sobre a joalheria Tiffany. Entretanto, o mais importante sobre a marca vai além. O cinema é capaz disso, de transformar algo em mais do que simplesmente parece: Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo), o filme, é de 1961 e foi dirigido por Blake Edwards, com roteiro baseado no livro de Truman Capote.



Holly Golightly, a personagem principal interpretada por Audrey Hepburn, é uma garota americana que está decidida a se casar com um milionário. Vive perdida entre o sonho, a inocência e a futilidade, e acredita que a Tiffany seria a definição perfeita do que ela pensava ser um verdadeiro lar. Quando se deparasse com um lugar como a joalheria, saberia que teria encontrado sua casa.
A definição que Holly tinha de lar também ia além. Seu gato ainda não tinha um nome, no apartamento alugado que morava ainda não havia móveis e ela bebia seu leite pelas manhãs numa taça de champagne. Holly possuía fragmentos de sonhos, pedacinhos do que ela acreditava ser o que a deixava feliz. Ir à Tiffanys quando se sentia triste era um desses momentos de felicidade. Assim Holly passava seus dias, mergulhada entre a realidade e a instantes do que achava ser seu mundo ideal. Para a grande maioria, a Holly do filme parecia ser somente uma garota fútil e ambiciosa. Mas há uma mensagem que vai além: quem nunca quis simplesmente se sentir em casa?
Em Moon river, canção trilha do filme, a definição de felicidade é a mesma: we're after that same rainbow's end. Holly descobre isso quando conhece Paul Varjak, interpretado por George Peppard. Ele é um escritor pobre, que também não sabe o que fazer com seus sonhos. Possui uma máquina de escrever sem fita e trabalha no mesmo livro há anos.



Varjak é quem descobre primeiro que Holly era o seu lar, o que ela só irá entender no final do filme, bem na última cena, quando atira o gato sem nome à chuva e quando Varjak a abandona. Holly então se vê sozinha com uma aliança de brinde de um pacote de balas, presenteada por ele.
Holly percebe que a verdadeira felicidade está no que as coisas significam e não no que simplesmente são. Elas vão muito além das jóias, móveis, livros ou um gato sem nome. Quando descobre que ama Varjak, ela entende que tudo que os cercava antes já era perfeito e na cena final, em que encontra o gato perdido na chuva e vê o escritor, a personagem de Audrey Hepburn descobre que o homem, grande amor de sua vida, seria seu lar.



Breakfast at Tiffany's foi filmado na cidade de Nova Iorque. Já na primeira cena do filme aparece Holly, com seu clássico vestido preto e seus óculos Wayfarer Ray Ban, ela toma um café e come um croissant em frente à joalheria. O filme termina com a mesma personagem em um beco sujo, vestindo um casaco velho, com um gato nos braços e abraçada a Varjak, debaixo de muita chuva.
Holly está finalmente em casa.

COMENTÁRIOS

  • CARLOS VICENTE MESQUITA - 19/06/2013 12h51
    ADOROREIIIIIIIIIIIIII THE SITE
  • Karla - 29/03/2013 23h31
    Já vi dezenas de vezes, porque eu sou apaixonada por este filme. A história é ótima, o romance é lindo, os atores são lindos, A música é linda...Parabéns para a autora do texto, pela brilhante iniciativa de compartilhar conosco sobre este filme tão maravilhoso!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.