PARA CONHECER MAIS SOBRE A MODA

O Museu da Moda, em Canela (RS), mostra a evolução do vestuário feminino desde a pré-história até os dias de hoje.

Publicado em: 27/04/2012

Quem adora moda pode agora conhecer um pouco mais sobre a história das roupas femininas ao visitar a charmosa cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. O Museu da Moda – MUM, inaugurado pela estilista Milka Wolff, traz uma retrospectiva das indumentárias usadas pelas mulheres desde a pré-história, quando eram necessárias pelo abrigo e proteção, até os dias de hoje, uma fase em que a moda é cada vez mais pessoal e cheia de releitura de outras épocas.



Ao todo, são 4.000 anos de história contados em 2.500 m² de área construída, proporcionando uma viagem ao tempo embasada nas pesquisas de Wolff e da curadora do museu, Débora Elman. Todas as peças, desde as que retratam os 2.000 anos a.c. até a reprodução dos vestidos usados pela princesa de Gales, Daiana Frances Spencer, obedecem rigorosamente o período em que foram criadas, tanto na tecelagem quanto no tingimento e acabamentos.



Além das roupas, é possível conhecer os utensílios usados nas confecções de época, garimpados em antiquários de diversos países.



Se o visitante tiver interesse em se aprofundar ainda mais neste mundo, o auditório do museu oferece projeções permanentes não só da trajetória do próprio museu, mas também de seu acervo.