26ª Casa Cor Brasília inaugurada

Garimpamos alguns destaques entre os ambientes da mostra. Confira!

Sexta, 29 de setembro de 2017

 
Um antigo centro médico, localizado na QI 9 do Lago Sul, local que abrigou com sucesso as exposições de 2015 e 2016, volta a ser palco da Casa Cor Brasília, em sua 26ª edição. Sob o tema “Foco no essencial”, a CASACOR Brasília 2017 propõe o “design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento. Com 48 dias de realização, entre 22 de setembro e 08 de novembro, são 43 ambientes distribuídos em três pavimentos em uma área construída de 3,5 mil m². Cerca de 70 profissionais renomados nacionalmente e jovens talentos da cidade participam desta edição. O Anual Design foi conferir  e apresenta alguns dos destaques da mostra: 

Bilheteria/Galeria Meia 1 – Debaixo do Bloco Arquitetura



Elementos típicos de Brasília como concreto, linhas retas e o branco visto nas obras de Niemeyer dão destaque ao local, que busca valorizar a imperfeição, mostrando que são justamente as “falhas” que trazem autenticidade. O modernismo da capital e cidades que se transformaram sem perder sua história, como Berlim e Nova Iorque misturam o decadente e o luxo, sem ser ostentativo. “Nós tentamos exaltar essa estrutura em arco do teto do espaço. É uma linguagem mais modernista, que lembra Brasília. Trabalhamos com revestimentos muito presentes na cidade e também uma curadoria de arte bem bacana”, explica Clay Rodrigues.

Local InComum – Restaurante com Varanda – Alf Arquitetura



Com 156m², o Local InComum abriga o restaurante da mostra. O ambiente, criado pelo escritório Alf Arquitetura, é intimista, mas ao mesmo tempo favorece a integração entre o público. A decoração é atemporal, moderna e arrojada, e ressalta a pluralidade do ser humano. “Partimos do princípio que restaurante tem que ser um lugar que funciona como uma casa, quando ele abraça, te faz sentir feliz. Baseado nisso fomos buscar cores que a natureza tem, como o caramelo. Temos quadros com pessoas de várias raças, gordos, magros, altos, baixos, não faz a menor diferença, o importante é estar feliz aqui”, conjectura o arquiteto André Alf.  

Para conhecer um pouco mais do trabalho do arquiteto clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/andre-alf/

Escritório Integrado – Ângela Cambraia



Ângela Cambraia assina o Escritório Integrado – Trabalho, leitura, reflexão e encontro, com 70m². O projeto foi inspirado em uma praça particular. As duas colunas já existentes no local são o grande destaque, e aparecem como árvores conceituais que sombreiam o pequeno espaço do café, ideal para promover o encontro entre as pessoas. “A minha proposta era um ambiente simples. Não tem materiais de glamour, tudo aqui é natural. O luxo está no design, nas obras de arte e no cuidado com o layout. A gente conseguiu arrumar recantos que dessem aconchego”, afirma a profissional Ângela Cambraia.

Casa na Praia – Beta e Roberto Pollis



Sentir-se na praia, bem no meio do Planalto Central.  Essa é a sensação que a arquiteta Beta Pollis e o engenheiro Roberto Pollis querem provocar ai visitante da Casa na Praia. Com 212 m², o projeto ressalta a praticidade, a saúde e o bem-estar proporcionados pelo contato com a natureza. “Nós escolhemos materiais sustentáveis e que tenham uma ligação com praia, como o bambu. Todo o mobiliário é focado nesse cuidado com a praia, então tem corda náutica, alumínio, tecido outdoor. Ao mesmo tempo a gente não dispensa a beleza, que é importante, a tecnologia. É um espaço para você descansar e curtir a vida”, garante o casal de arquitetos.

Para conhecer um pouco mais do trabalho dos arquitetos clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/beta-pollis-e-roberto-pollis/

Loft do Casal Moderno – Cybele Barbosa



O Loft do Casal Moderno, assinado elo escritório dirigido por Cybele Barbosa, com 130m², explora as cores rosé, gold e uva e os materiais como madeira, concreto, mármore e aço. “Demos ênfase para um mobiliário mais limpo e moderno. O foco foi aproveitar a estrutura que a gente tinha, então demos uma bossa com uma iluminação mais irreverente, uma pegada despojada com tudo integrado e obras de arte”, explica a arquiteta.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da arquiteta clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/cybele-barbosa/

Pizza Bar – Studio Gontijo



O Studio Gontijo idealizou o Pizza Bar. O espaço de 140m², que abriga as famosas criações da chef Narciza Leão da Pizza Parque, foi criado por mulheres e para mulheres, com tendências que remetem a elas, as grandes homenageadas. O cobre, em diferentes e inusitadas formas, é o protagonista do projeto. “Pensamos em um espaço mais cool e distraído, mas ao mesmo tempo fizesse com que as pessoas ficarem à vontade. Fizemos um jogo de cores do cobre, que é um elemento nobre, com o grafite, que é urbano, com o vergalhão. A ideia é que virasse um ponto de encontro”, garante Gabriela Gontijo.

GPS Point – George e Júlia Zardo



A dupla Júlia e George Zardo assina o GPS Point, com 180m². A ideia é um local que permita o lazer do morador e de seus convidados.  “É um espaço que será utilizado pela Revista GPS para eventos, dividido entre home, cozinha gourmet, bar e jantar. Nós criamos na área do home uma escultura com madeira no teto toda ondulada, que desce formando uma divisória entre o home e o bar. É um elemento que dá aconchego e também colabora bastante com a acústica”, explicam.

Para conhecer um pouco mais do trabalho dos arquitetos clique nos links: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/george-zardo/ http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/julia-zardo/

Lavabo Raízes – Estúdio Orla



Os diferentes tons de marrom são predominantes e estão associados à terra e à natureza, além de transmitirem uma sensação de calma e conforto físico quando utilizados na decoração do espaço do Estúdio Orla. “A gente buscou o minimalismo, então quisemos tirar todos os supérfluos e mostrar a essência do ambiente com os revestimentos. O painel é o principal porque ele delimita sem criar espaços isolados e permite a livre circulação. A gente colocou um banheiro unissex, livre para todos”, diz Isabella Souza.

Café – Camila Tiveron e Karina Rocha



Camila Tiveron e Karina Rocha assinam o Café da mostra, com 152m². O balcão de atendimento é o coração do projeto. Ele apresenta uma linguagem neutra, com tampo em quartzito cinza e cimento queimado. “A gente quis unir Brasília e São Paulo, então um living intimista associado a um ponto com mesa grande mais socializável. É um espaço pensado para que as pessoas tenham vontade de ficar”, explica Karina Rocha.

Recanto na Chapada – Gui Rodrigues



Em homenagem à Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, Goiás, o Recanto na Chapada, com 85m², tem assinatura do arquiteto Gui Rodrigues. Entre as tendências, o conceito de morar em um local onde os ambientes são interligados, não havendo distinção entre eles, tornando o lar mais dinâmico, vivo, prático e confortável. “A gente usou principalmente as cores, o tom de terra da chapada e o verde da natureza. Trouxemos um boho chic com pegada étnica”, conta o profissional.
 
Lounge Brasília – Larissa Dias



A arquitetura e a história de Brasília inspiraram o projeto Lounge Brasília, espaço com 320m2 da arquiteta Larissa Dias. O ambiente, moderno e contemporâneo, expõe uma maquete de Brasília com a marcação de painéis fotográficos. “É um lounge em homenagem à Brasília. A ideia era que fossem lounges, mas eu queria que fossem aconchegantes, então fiz espécies de tablados. Deixamos a tubulação aparente, a iluminação com eletrodutos, o teto com chapisco e o piso em cimento queimado”, enfatiza a arquiteta.  

Para conhecer um pouco mais do trabalho da arquiteta clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/larissa-dias/

Spazio Natuzzi – MAAI Arquitetura



Um ambiente onde todas as linhas se cruzam, se misturam, se encontram. Este é o Spazio Natuzzi, concebido pelo trio de arquitetos Arnaldo Pinho, Isabel Veiga e Monica Pinto (MAAI Arquitetura). Com 200m², o projeto aposta em drinks and music para reunir amigos. “Todo o ambiente foi voltado para um sistema de acústico, tanto teto quanto o painel que nós desenvolvemos. Também quisemos trazer a ideia do bar, que tinha antigamente nas casas, então um espaço mais sóbrio, com tons mais escuros com mobiliário italiano, além do home integrando com o estar”, enumera o trio.

Para conhecer um pouco mais do trabalho dos arquitetos clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/maai-arquitetos-associados/
 
Studio Gourmet “Oração ao Tempo” – Studio Arch+



Com 109m², o Studio Gourmet – “Oração ao Tempo” celebra as companhias e o prazer de receber e conviver. Assinado pelo Studio Arch+, o projeto segue a tendência de espaços integrados e multifuncionais, com cores neutras e revestimentos naturais. “O nosso ambiente quis homenagear o tempo. A textura que a gente trabalhou na parede com as cores em mais desconstruído para mostrar como o antigo pode se adequar com o novo. Como o ambiente é bem claro a gente trabalhou uma madeira mais escura e trouxemos a varanda para dentro de casa. O ambiente está bem aconchegante e privilegiando o tempo que a gente passa dentro de casa”, pontua Mariana Aguiar.  

Loft Cinex – Ney Lima



Inspirado nos lofts nova-iorquinos com pegada industrial, o Loft Cinex é assinado pelo renomado arquiteto Ney Lima. Cores quentes e vibrantes se misturam aos materiais rústicos das paredes, ao cimento queimado e aos painéis de vidro com textura de mármore de alta tecnologia. “A inspiração foi em cima do produto da Cinex, que é muito diferenciado. Nós partimos da cor tangerine, da marca, então criamos esse cubo no tom em referência. O restante do ambiente é bem neutro, em tons de cinza, para gerar contraste. E mobiliário brasileiro que eu gosto muito, com Jader Almeida e Sérgio Rodrigues”, garante o arquiteto.  

Para conhecer um pouco mais do trabalho do arquiteto clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/ney-lima/

Gran Living – Walléria Teixeira



Com 20 participações na mostra, a arquiteta Walléria Teixeira assina o Gran Living. Funcionalidade, materiais naturais, arte e objetos de design, características do trabalho da profissional, permeiam o espaço que apresenta uma linguagem contemporânea e limpa. “A gente trouxe a valoriza do mobiliário brasileiro e dos artistas. Usamos muito a madeira junto do cinza para dar uma quebra e obras de arte que também valorizam o espaço, como Siron Franco e Burle Marx. A ideia é valorizar o que a gente tem de melhor”, garante ela.

Para conhecer um pouco mais do trabalho da arquiteta clique no link: http://anualdesign.com.br/brasilia/profissionais/walleria-teixeira/

Serviço:
CASACOR BRASÍLIA 2017

Período: de 22 de setembro a 8 de novembro
Special Sale: 7 e 8 de novembro
Horário: de terça a sexta, das 15h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Endereço: Comercial da QI 9 do Lago Sul, lote D. Antigo Inacor (Instituto Nacional do Coração)
Ingressos: R$ 48,00 (inteira),R$ 24,00 (meia para estudante e pessoas com 60 anos ou mais). Idade mínima pagante: 10 anos
Passaporte único: R$ 160,00
Mais informações: (61) 3248.4638/3248.6902
www.casacor.com.br
www.instagram.com/casacor_brasilia

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.