LA SOURCE DES FEMMES

O filme La Source des Femmes (A Fonte das Mulheres) dirigido por cineasta judeu, Radu Mihaileanu, retrata a luta das mulheres de uma (…)

Publicado em: 24/01/2012
O filme La Source des Femmes (A Fonte das Mulheres) dirigido por cineasta judeu, Radu Mihaileanu, retrata a luta das mulheres de uma aldeia no Norte da África contra o fundamentalismo islâmico. Um grupo de mulheres, lideradas por Leila, uma jovem recém-casada, decide bater de frente com a tradição e exigir que seus maridos dividam com elas o trabalho pesado de buscar água em uma fonte que fica no cume de uma montanha. A arma utilizada por elas é a greve de sexo, a exemplo da personagem grega Lisístrata que liderou uma revolução pacifista para acabar com a guerra.
 
 
La Source des Femmes é uma produção da França, Marrocos, Bélgica e Itália realizada em 2011. "A água que falta na vila é a metáfora para o amor que essas mulheres não recebem em casa", definiu a atriz franco-argelina Leïla Bekhti, que vive a protagonista. Sua personagem estuda o Alcorão e encontra no livro sagrado do Islã argumentos de que homens e mulheres devem ser tratados com igualdade.
 
 
O diretor chegou a procurar uma mulher para dirigir o filme, pois desejava uma ótica feminina para o filme, mas acabou não encontrando. Mesmo assim, o longa é sensível, substituindo o drama pelo humor e passa a mensagem de que a humanidade atravessa uma crise da amor e confiança que faz as pessoas se fecharem em si mesmas.