Arte urbana

Paris inaugura primeira galeria de Street Art do mundo

Publicado em: 07/11/2016


A capital francesa acaba de mostrar ao mundo que não é só de arte clássica e barroca que vivem os parisienses. Em uma atitude esperada por cidades ditas “mais moderninhas” como Nova Iorque e São Paulo, os parisienses fizeram história em Outubro deste ano ao lançarem a primeira galeria de Street Art do mundo.



Sediada junto à escola progressista de informática, a 42 Art ocupa 4 mil metros quadrados, distribuídos em três pavimentos, onde estão abrigadas 150 obras de 50 diferentes artistas de todo o mundo. Entre os artistas encontram-se Banksy, C215, Futura 2000, Invander, JR, entre outros.



Por trás dessa iniciativa está o bilionário filantropo Xavier Niel, criador da L´Ecola 42. Ele encarregou o colecionador de arte Nicolas Laugero Laserre a coordenar diretamente as atividades do museu, idealizado para dar visibilidade a trabalhos que eram feitos nas regiões mais afastadas, ou mesmo em locais secretos e subterrâneos como estações de metrô abandonadas. Uma forma de conferir à arte de rua um local de prestígio e contemplação.



As paredes da galeria Art 42 abrigam grafites e instalações digitais disponibilizadas para visitação gratuita. Apenas é solicitado que se faça um agendamento por email antes para reservar um horário para as visitas, todas guiadas. Se você tiver previsão de visitar a capital francesa, a galeria funciona de terça a sábado, na 96 boulevard Bessières, Paris.