Tour real

Itinerário com construções históricas e exuberantes para se conhecer. Confira!

Publicado em: 31/10/2016
Já imaginou conhecer bem de perto os castelos mais deslumbrantes do mundo? Um passeio para fazer com a família toda e no mínimo inesquecível. A história desses verdadeiros monumentos está envolta por conceitos com proteção, abrigo e até mesmo o entretenimento de reis e rainhas. O fascínio por essas construções é uma espécie de unanimidade. E muito diferente de séculos atrás, em que era inviável colocar sequer um pé dentro deles, hoje viajantes e amantes de arquitetura podem adentrar tranquilamente seus portões históricos. Confira algumas sugestões para a sua próxima viagem:



Famosa casa de fim de semana preferida da rainha Elizabeth II, o Castelo de Windsor, na Inglaterra, é o maior e mais antigo castelo habitado do mundo, tendo hospedado seu primeiro monarca em 1121. Ele é um projeto jorgiano e vitoriano baseado em uma estrutura medieval, com características góticas reinventadas em um estilo moderno. Mais de quinhentas pessoas vivem e trabalham no Castelo de Windsor.



Que tal visitar a casa do vampiro mais famoso do mundo? O Castelo Bran, na zona rural da Transilvânia, na Romênia, é uma espécie de fortaleza assustadora do século 12 que supostamente foi o cenário do romance de horror de Bram Stoke, O Drácula. A construção hoje abriga um museu aberto ao público, com peças de arte e mobiliário colecionados pela Rainha Maria expostos. Os turistas podem ver o interior em visitas livres ou guiadas.



Com uma arquitetura distinta do renascimento francês, o Chateau de Chambord, na França, é talvez um dos chateaus mais conhecidos do mundo. A propriedade no Vale do Loire serviu como um alojamento de caça para reis franceses desde o início do século XVI. Os telhados do castelo são comparados frequentemente com a silhueta de uma cidade: mostram onze tipos de torres e três tipos de chaminés, sem simetria, enquadrados nas esquinas pelas torres maciças. O desenho tem paralelo com o Norte da Itália e as obras de Leonardo da Vinci.



Construído em um terreno plano em Matsumoto, no Japão, o Castelo Matsumoto anteriormente era utilizado por um sistema extensivo de muros e fossos para defesa. Sua característica mais famosa é o trabalho de pintura incomum encontrado no edifício. Também conhecido como Castelo Corvo, devido às suas paredes pretas, é um dos quatro castelos conhecidos como "tesouros nacionais do Japão". É um "hirajiro", por ser construído em planícies ao invés de ficar no topo de um morro ou montanha.