Urbanização artística

Importante estação de metrô ganha centro comercial futurístico em Manhattan

Publicado em: 10/10/2016


A principal porta de entrada para a região do Lower Manhattan, que congrega nove linhas de metrô e movimenta 300 mil passageiros diariamente acaba de ganhar um moderno centro comercial, o Centro Fulton. Ele foi organizado ao redor de um gigantesco átrio e possui fachada totalmente envidraçada.



Sua arquitetura foi projetada de tal maneira que as entradas e saídas, cuidadosamente alinhadas, permitem que a paisagem urbana seja contemplada de dentro do edifício, o que também contribui para se ter definido claramente os caminhos percorridos pelos trens. Assim que desembarcam, os passageiros são surpreendidos com vias iluminadas e amplas, ricamente sinalizadas e com conexão para o complexo de plataformas.


É marcante a presença de colunas de aço, inspiradas nos históricos edifícios em ferro fundido, no estilo da construção vizinha que foi completamente restaurada. Seu entorno dinâmico é um ponto vital para este centro comercial e sua crescente região residencial.



A colaboração entre o estúdio Grimshaw, Arup e James Carpenter Design Associates possibilitou a execução do conceito arquitetônico central de orientação da luz natural chamada de Sky Reflector Net. Essa cúpula envidraçada idealizada por meio desta proveitosa parceria, além de funcional, tornou-se uma verdadeira obra de arte, apreciada pelas milhares de pessoas que transitam pelo local diariamente.