POLTRONA CHIFRUDA

Criada pelo Mestre Sérgio Rodrigues, em 1962, é considerada uma das obras primas do design brasileiro .

Publicado em: 24/08/2011
A espetacular poltrona Chifruda foi criada por Sergio Rodrigues em 1962, quando o arquiteto montou em sua loja Oca, a exposição “O Móvel como Obra de Arte”. Nomes como Lúcio Costa, Sergio Bernardes, Artur Lício Pontual, Marcos Vasconcelos e Bernardo Figueiredo foram convidados para dar suas contribuições, criando móveis. Do protótipo original da poltrona foi produzida apenas uma unidade em jacarandá e couro. O nome original era Aspas, mas ela ficou mundialmente conhecida como Chifruda.
 
 


Após muitos anos perdida, a peça reapareceu em 2008, sendo arrematada por um americano pela bagatela de 30 mil dólares. Chamado para restaurar a poltrona, Rodrigues teve a ideia de reeditá-la. A Mendes-Hirth realizou uma verdadeira arqueologia de design para recuperar a poltrona que foi relançada em 2009 na Espasso, loja de Nova York especializada em design brasileiro, em edição limitada e numerada.
 
 

 
A Chifruda participou de mostras e exposições no Brasil e no exterior. O arquiteto André Piva a levou para seu projeto na Casa Cor Rio 2008 e a poltrona também foi exibida na mostra Rio Design em maio de 2011, durante a Fashion Rio Verão 2012. Considerada uma raridade, a Chifruda é o sonho de qualquer colecionador e amante do design.

Caso você queira saber um pouco mais sobre a vida deste fantástico designer, recomendamos a materia  Sérgio Rodrigues, a Poltrona Mole  e a Praia de Ipanema, que você pode ler clicando AQUI.